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Vou Contar Um Segredo

Como Ser Saudável Num Mundo Insalubre

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Somos o Que Comemos #8

Ingerir Diariamente Cereais

 

 

Os cereais devem ser comidos na sua versão integral e quanto mais escura for a sua cor, mais saudável e menos refinado é.

É um grupo essencial para uma alimentação saudável e é a base dos alimentos que nos dão energia. O FDA (Food and Drug Administration) recomenda a ingestão diária e diversificada de cerca de 25g de fibra mas é preciso ter em atenção que se forem ultrapassados os 50g diários de fibra, pode resultar em excesso de gases e dores abdominais.

Para que haja uma diversidade de escolha, passo a referir alguns dos cereais mais recomendados:

  • Arroz integral -  Grande quantidade de fibras. Rico também em vitaminas A, B, B2, B5 e B6, em cálcio, fósforo e ferro. É o cereal menos alergénico de todos (hoje em dia o problema do arroz integral é a contaminação pelo arsénio no seu grão - podem ler mais sobre esse assunto aqui - e por isso o único cereal que aconselho a ser comido na sua versão refinada/branca).
  • Amaranto - Contém mais cálcio e magnésio do que o leite de vaca!
  • Aveia - Boa fonte do complexo vitamínico B, é benéfica para o sistema nervoso. Contém mais gorduras boas do que a maioria dos outros cereais.
  • Cevada em Grão - De sabor adocicado, facilita a digestão. Rica em selénio, magnésio, viatmina B1 e manganês.
  • Centeio - Bom para fazer pão, é amigo do fígado. Contém proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, betacaroteno, tiamina, riboflavina e niacina.
  • Espelta - Rica em sais minerias e proteínas, fortalece os orgãos internos. É o único cereal que tem mucopolisacáridos que estimulam o sistema imunitário.
  • Milho-Painço ou Millet - Muito nutritivo e de fácil digestão. Rico em vitaminas do grupo B e E, ferro, magnésio e potássio. Contibui para o bom funcionamento do baço. Isento de glúten.
  • Quinoa -  " O grão de Ouro", foi considerado pela Organização das Nações Unidas como o alimento mais completo para ser consumido pelos humanos. Contém todos os aminoácidos essenciais e é uma proteína completa.
  • Triguilho ou Bulgur - Excelente fonte de fibras, contém o dobro das proteínas do trigo, mais minerais, 16 aminoácidos e ácidos gordos essenciais.
  • TEFF - Cereal africano de sabor intenso. Contém mais potássio do que a maioria dos outros cereais e ajuda a eliminar a acidez do sangue. Isento de glúten. 

 

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