vou contar um segredo

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vou Contar Um Segredo

Como Ser Saudável Num Mundo Insalubre

Vou Contar Um Segredo

Como Ser Saudável Num Mundo Insalubre

Somos o Que Comemos #10

Beber Água!!!

 

 

 

Quanta água devemos ingerir por dia?

A nutróloga brasileira, Luciana Carneiro responde que "um adulto saudável pode tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo, um indivíduo de 70 kg deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia".

Mas a água não é toda igual e o ideal seria bebermos água sem gás, mineral ou da nascente. Da torneira só se for filtrada para que haja uma diminuição das substâncias químicas e de todos os processos físicos a que a água foi submetida (é preciso ter em atenção que o filtro diminui mas não remove na sua totalidade todas as substâncias nocivas que esta água contém).

Ultimamente muito se tem falado na importância do ph da água potável. O nosso sangue é ligeiramente alcalino (ph 7.365) mas quando se acidifica, o nosso organismo usa mecanismos para o manter próximo destes valores e por vezes tem necessidade de ir buscar cálcio aos ossos (o cálcio alcaliniza o sangue) podendo levar à osteoporose. Se bebermos água ácida a situação piora trazendo problemas ao nosso organismo e doenças como o cancro que só se desenvolvem em meios ácidos. Daí ser importante beber água alcalina sem esquecer que existem outros factores a ter em consideração como os níveis de sódio, os níveis da mineralização da água ou os níveis de nitratos/nitritos e tudo depende também do organismo que vai beber a água. Por exemplo, para um bebé uma das características para que devemos olhar é para os níveis de sódio! Há que pesar todos os fatores na balança na hora de escolher.

Entre as marcas portuguesas é difícil encontrar águas com um ph alcalino, com a excepção da água Monchique que tem um ph de 9,5 mas os seus níveis de sódio são bastante elevados (104mg/L!!!), sendo uma água pouco mineralizada.

Nas águas estrangeiras temos a marca Evian com um ph neutro, baixo sódio e mineralização equilibrada; a marca Jana com um ph de 7,5 (ligeiramente alcalina), tem baixo sódio (2,2mg/L) e é pouco mineralizada.

A água Glaciar, apesar de ser ligeiramente ácida (ph 6,10), foi premiada internacionalmente como uma das melhores águas do mundo, é a 3ª água menos mineralizada, tem valores muito baixos de sódio (2,4mg/L) e tem um dos sabores mais puros e agradáveis que já encontrei numa água.
No entanto como em tudo, o importante é variar, tentando evitar as águas mais ácidas, alternando os tipos de água que bebemos (mineral, nascente, alcalinas e neutras) e ler os rótulos para sabermos o que estamos a beber. E se quisermos saber como está o ph do nosso sangue, basta fazer uma análise ao ph da urina.

 


Para informações mais completas sobre o significado das características das águas engarrafadas clique aqui

1 comentário

Comentar post