vou contar um segredo

Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vou Contar Um Segredo

Como Ser Saudável Num Mundo Insalubre

Vou Contar Um Segredo

Como Ser Saudável Num Mundo Insalubre

Superalimentos de Ervas Aromáticas

 As plantas aromáticas são muito pouco mencionadas nas listas dos superalimentos, no entanto também elas são excelentes fontes de combate a doenças e de fortalecimento do nosso sistema imunitário.

 

  • Ástragalo 

     Planta medicinal proveniente da Mongólia e China que é um fortificante para o sistema imunitário. É utilizada em doenças crónicas, no combate às constipações, gripes e fadiga. Melhora o funcionamento do processo digestivo, fortalecendo o intestino. Contém na sua composição flavonoides, aminoácidos e oligoelementos, entre outros. As suas raízes têm minerais como: cálcio, ferro, magnésio, zinco e potássio.  

 

 

  • Urtigas 

     

    As urtigas limpam os intestinos, o fígado e ajudam a defender das infeções. Uma chávena de chá de urtigas de manhã é indicado para quem sofre de prisão de ventre pois estimula as idas à casa de banho. Aconselhadas também para os homens que têm problemas de próstata. São ricas em vitaminas e sais minerais e podem ser utilizadas em saladas depois de cozinhadas (assim perdem o mau cheiro).

 

 

  • Aloé Vera  

     

    Cacto verde com mais de 200 componentes.
    Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e C, sódio, potássio, magnésio, zinco e selénio. É imunoestimulante devido à presença de polissacarídeos, nomeadamente de acemanana. Quando aplicado diretamente na pele, é um ótimo cicatrizante em cortes, ferimentos e queimaduras em geral, problemas de acne ou picadas de inseto. Uma colher de sopa por dia, alivia os problemas digestivos, gases e flautulência.

 

 

 

  • Ginseng da Sibéria 

     

     É das plantas que apresenta melhores efeitos curativos.
    Tem poderes rejuvenescedores, fortifica o sangue e ajuda o organismo a adaptar-se ao stress.
    Christopher Gussa fundador do Plant Cures Inc., afirmou que "Eleutherococcus Senticosis (Ginseng Siberiano) é mais tonificante do que o verdadeiro Ginseng (Panax). É neutro energeticamente e por isso é apropriado para o uso diário. Tomado regularmente, ele melhora a função imunológica, aumenta os níveis de cortisona e a resposta anti- inflamatória, e em estudos com seres humanos promoveu um melhor desempenho físico e cognitivo."

 

  • Equinácea

 

 

Ativadora do fluido linfático, contém polissacáridos, glicoproteínas, alcamidas, óleos voláteis e flavonóides. Aumenta a função imunológica, alivia a dor, reduz a inflamação, e tem efeitos hormonais, antivirais e antioxidantes. Eficaz nas constipações e gripes, um estudo sugere ainda que o extracto de Echinacea tem uma ação antiviral sobre o desenvolvimento de herpes recorrentes.

Inibe a enzima hialuronidase (produzida por várias bactérias), o que impede a progressão das infeções e fazendo da equinácea uma planta com capacidades anti-inflamatórias.